quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

personagens do mundo, hoje, I

"Gideon Gono faz dinheiro, pilhas e pilhas de dinheiro.. que não vale nada.
Dependendo com quem se está a falar, o arquitecto da hiperinflação do Zimbabwe é um mégalómano, um viciado em trabalho, um ladrão - ou o salvador do país.
Ele não pede desculpas pela frenética impressão de dinheiro, à medida que o país se encontra numa espiral rumo ao abismo.

"Reafirmo que vou continuar a imprimir e a imprimir e a assinar as notas até que as sanções sejam removidas e haja equilíbrio na balança de pagamentos. Precisamos de dinheiro para o desenvolvimento de infraestruturas", diz Gono, chefe do Banco Central do Zimbabwe.
"Mas o que se vê por todo o lado são Mercedes, e não escolas, hospitais e estradas", contrapõe um dirigente.

No seu site, http://www.gideongono.com , dá uma amostra do seu ego divulgando o percurso que fez desde que era rapaz do chá e varredor numa destilaria de província, até se tornar num dos homens mais poderosos do país.

Tom Hawkins, um economista independente a viver em Harare, diz "chegámos ao ponto em que as suas políticas parecem limitar-se ao dia-a-dia e garantir que há dinheiro."
Antes de ir para o Banco Central, Gono tinha boa reputação como banqueiro. Em 2003, Hawkins avisou-o para não aceitar o convite do Banco Central, porque o iria destruir. Ele respondeu:"Não, eu vou conseguir resolver tudo.""

(In Pública)

Sem comentários: