quarta-feira, 2 de setembro de 2009

grãos de areia

"é o teu olhar e o que imagino dele, é solidão e arrependimento,
não são bibliotecas a arder de versos contados porque isso são
bibliotecas a arder de versos contados e não é o poema, não é a
raiz de uma palavra que julgamos conhecer porque só podemos
conhecer o que possuímos e não possuímos nada, não é um
torrão de terra a cantar hinos e a estender muralhas entre
os versos e o mundo, o poema não é a palavra poema
porque a palavra poema é uma palavra, o poema é a
carne salgada por dentro, é um olhar perdido na noite sobre
os telhados na hora em que todos dormem, é a última
lembrança de um afogado, é um pesadelo, uma angústia, esperança.
o poema não tem estrófes, tem corpo, o poema não tem versos,
tem sangue, o poema não se escreve com letras, escreve-se
com grãos de areia e beijos, pétalas e momentos, gritos e
incertezas, a letra p não é a primeira letra da palavra poema,
a palavra poema existe para não ser escrita como eu existo
para não ser escrito, para não ser entendido, nem sequer por
mim próprio, ainda que o meu sentido esteja em todos os lugares
onde sou, o poema sou eu, as minhas mãos nos teus cabelos,
o poema é o meu rosto, que não vejo, e que existe porque me
olhas, o poema é o teu rosto, eu, eu não sei escrever a
palavra poema, eu, eu só sei escrever o seu sentido."
(José Luís Peixoto)

4 comentários:

Jose Antunes disse...

Boas. Muito falta fazer na Urbanização para estar como deve ser. O problema é que já não vamos a tempo. Tem muitos erros de acesso a dificientes, a carrinhos de bebe, a bombeiros ou medicos dentro de casa, lojas sem acesso a dificientes, e a pessoas de mais idade. Arvores que não são apropriadas para os espaços verdes, falta jardim com aparelhos de desporto, etc, etc... Casas com cozinhas min usculas, sem arrecadação, nem dispensa. Garagens com rampas muito ingremes, e esteitas etc...

apricare disse...

Agradeço a sua visita e comentário. Concordo com algumas das coisas que diz, outras nem tanto. Lamento que tenha visitado "maus locais". Infelizmente, a perfeição não existe em nada,é verdade.

Jose Antunes disse...

Agradeço a sua resposta, no entanto não percebeu a abrangencia da questão. Hoje estamos bem amanha não sabemos.Podemos precisar de cadeiras de rodas. O urbanizador juntamente com os urbanistas da Camara, tinham condições para fazerem melhor. Deviam evitar arvores de grande porte,arbustos que criam verdadeiros esconderijos a marginais, ladrões, drogados, etc... A Camara Mucipal devia exigir mais em prol de condições de vida modernas. Pista para bicicletas,joging,etc...

apricare disse...

Quanto ás cadeiras de rodas, penso que ao seleccionar o prédio terá de proceder à avaliação. Como ja aqui foi dito, nesta urbanização, como em outras:"há de tudo".
Quanto ás arvores de grande porte, nao será boa a sombra depois?
Qualquer camara deveria exigir mais, mas talvez essa exigência deve começar por cada um de nós em pequenas coisas.
Convido-o a visitar a parte sul da urbanização. Ai tem uma, pequena é verdade, pista..a intenção está lá!A ver vamos a evolução ao longo dos tempos.