quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Amália Rodrigues

Amália da Piedade Rodrigues, nasceu a 23 de Julho de 1920 de de Dezembro de 1928 nasce numa família pobre e numerosa, que, vinda da Beira Baixa, tentava a sorte na capital. Passado pouco tempo, os pais voltam para a província, e deixam Amália com quatorze meses a viver com os avós maternos.
Estreia-se no Retiro da Severa, em 1939, e este êxito pega como um rastilho e espalha-se por Lisboa .
Em poucos anos, Amália torna-se num símbolo do sucesso nacional: a rapariga pobre que com o poder do seu canto passa da noite para o dia a ser rica e famosa, despertando todas as paixões. Tudo sobre ela se diz, tudo sobre ela se quer saber, todos os amores lhe são atribuídos. À sua volta gera-se uma curiosidade sem precedentes, sendo discutida, criticada, copiada, e seguida com ilimitado fervor.

De triunfo em triunfo Amália faz vibrar os públicos mais diversos. Em 1962 no festival de Edimburho mais uma vez a consideram à altura dos grandes artistas clássicos. Em 1963, em Beirute, é tal o seu prestígio, que a convidam a acompanhar com os seus fados uma Missao de Acção de Graças pela independência do Líbano. E continua sempre a voltar aos países que não se cansam de a reclamar. Em Paris, o acolhimento do público é sempre delirante, não só no Olympia, como participando nos mais sensacionais acontecimentos artísticos.

Em 1989, comemorando os 50 anos de carreira de Amália, a EMI-Valentim de Carvalho edita “Amália 50 anos”, uma colecção de oito duplos-álbuns ou CD´s temáticos agrupando muitas das gravações de Amália para a companhia, entre os quais várias raridades e gravações inéditas.
Amália Rodrigues faleceu no dia 6 de Outubro de 1999.

http://www.youtube.com/watch?v=JRANpTsA5Sw&feature=related

4 comentários:

João Almeida disse...

Amália nasceu um dia depois do devido.
O dia que sepra o caranguejo do leão

Sou a estrela do mar disse...

E a Rua D. António prior do crAto????? e a Pulido Valente???? isso é que são ruas.... ooohhhhh FADISTA!

Marta Nogueira disse...

Eis o meu comentário, deveras importante!! ;) Podes acrescentar informação que nos aproxime da Amália. Por exemplo, os trabalhos que são obrigatórios conhecer, o filme biográfico em exibição, ou a casa-museu que se pode visitar e conhecer um pouco mais sobre esta mulher...

apricare disse...

Eis o comentário meu,deveras "desafiante":qualquer ajuda é benvinda! ;)