domingo, 16 de agosto de 2009

let me be there

"Elvis Aaron Presley, nasceu numa casa de dois quartos em Tupelo, Mississipi, no dia 8 de Janeiro de 1935. O seu irmão gêmeo, Jessie Garon, nasceu morto, e Elvis cresceu como filho único.
Em 1948 ele e os pais mudaram-se para Memphis, Tennessee, onde Elvis se formou na Humes High School em 1953. As influências musicais de Elvis eram a música pop e country da época, a música gospel que ele ouvia na igreja e nas noites de cantoria que frequentava, e o R&B que ele absorveu na histórica Beale Street.
Em 1954, iniciou a sua carreira musical no lendário Sun Records em Memphis. Em 1956, era uma sensação internacional. Com um som e estilo que combinavam de forma única as suas mais diversas influências, e que confundiam e desafiavam as barreiras racias da época, Elvis conduziu uma nova era da música e cultura pop Americana. Estreou 33 filmes de sucesso, fez história com as suas aparições televisivas, e foi muito aclamado pelas suas apresentações que frequentemente quebravam recordes, assim como pelas suas tourneés. A nível mundial, já vendeu mais de um bilhão de discos, mais do que qualquer outro artista. As vendas na América garantiraram prémios de ouro, platina e multi-platina pelos seus 149 álbuns e singles. Entre os seus muitos prémios estão 14 indicações ao Grammy (3 prémios) da National Academy of Recording Arts & Sciences, o prémio Grammy pela sua obra, que recebeu aos 36 anos, e a nomeação como um dos 10 Jovens Homens Mais Prominentes da Nação em 1970 nos EUA.
Sem utilizar nenhum dos privilégios que o seu status de celebridade lhe poderia ter concedido, serviu o seu país no Exercíto dos EUA. O seu talento, beleza, sensualidade, carisma e bom humor tornou-o acarinhado por milhões, assim como a humildade e bondade que desmontrou durante a sua vida. Conhecido pelo mundo pelo seu primeiro nome, é considerado uma das figuras mais importantes da cultura pop do século 20. Elvis morreu na sua casa em Memphis, Graceland, a 16 de agosto de 1977."

( in Elvis.com )

1 comentário:

Marta Nogueira disse...

Não sabia. Obrigada pela lição.