quinta-feira, 13 de agosto de 2009

a sociedade dentro de mim

"Fazer qualquer coisa ao contrário do que todos fazem é quase tão mau como fazer qualquer coisa porque todos a fazem. Mostra uma igual preocupação com os outros, uma igual consulta da opinião deles - característica certa da inferioridade absoluta.
(..)
Para o homem superior não há outros. Ele é o outro de si próprio. Se quer imitar alguém, é a si próprio que procura imitar. Se quer contradizer alguém, é a si mesmo que busca contradizer. Procura ferir-se, a si próprio, no que de mais íntimo tem... faz partidas às suas próprias opiniões, tem longas conversas cheias de desprezo e com as sensações que sente. Todo o homem que há sou Eu. Toda a sociedade está dentro de mim. Eu sou os meus melhores amigos e os meus verdadeiros inimigos."


(Fernando Pessoa, in "Reflexões Pessoais")

2 comentários:

Sou a estrela do mar disse...

Apesar de te considerar um dos maiores génios portugueses do século XX não posso concordar contigo, Feranndo Pessoa, eu acredito (mea culpa) que tenho verdadeiros amigos "fora de mim"! E que estou a escrever, neste momento, no blog de um deles!

apricare disse...

e eu, sem ser Fernando Pessoa :) digo:concordo ctg(e MT obrigada pela parte que me toca!MT MESMO!), mas tb concordo com o sr.Dentro de nós somos tudo e todos..inclusivé um "bocado" daqueles que são a nossa vida :)