"Fazer qualquer coisa ao contrário do que todos fazem é quase tão mau como fazer qualquer coisa porque todos a fazem. Mostra uma igual preocupação com os outros, uma igual consulta da opinião deles - característica certa da inferioridade absoluta.
(..)
Para o homem superior não há outros. Ele é o outro de si próprio. Se quer imitar alguém, é a si próprio que procura imitar. Se quer contradizer alguém, é a si mesmo que busca contradizer. Procura ferir-se, a si próprio, no que de mais íntimo tem... faz partidas às suas próprias opiniões, tem longas conversas cheias de desprezo e com as sensações que sente. Todo o homem que há sou Eu. Toda a sociedade está dentro de mim. Eu sou os meus melhores amigos e os meus verdadeiros inimigos."
(Fernando Pessoa, in "Reflexões Pessoais")
2 comentários:
Apesar de te considerar um dos maiores génios portugueses do século XX não posso concordar contigo, Feranndo Pessoa, eu acredito (mea culpa) que tenho verdadeiros amigos "fora de mim"! E que estou a escrever, neste momento, no blog de um deles!
e eu, sem ser Fernando Pessoa :) digo:concordo ctg(e MT obrigada pela parte que me toca!MT MESMO!), mas tb concordo com o sr.Dentro de nós somos tudo e todos..inclusivé um "bocado" daqueles que são a nossa vida :)
Enviar um comentário